Torneo di Calcio alla Scuola Iris Bulgarelli: oltre lo sport i tanti valori da imparare

Torneo di Calcio alla Scuola Iris Bulgarelli: oltre lo sport i tanti valori da imparare

Il 3 novembre 2016 abbiamo organizzato un Torneo di Calcio intraclasse presso la Scuola Iris Bulgarelli di Santa Rita.
La finalità del progetto, al di là della competizione, è quella di mostrare agli studenti l’importanza dello sport e i suoi principi di collaborazione, di gruppo, di solidarietà. L’importanza dello spirito di squadra e della coesione per il raggiugimento di un buon risultato.

Arrivato il giorno di svolgimento del Torneo i ragazzi erano tutti entusiasti ed eccitati all’idea di partecipare: è stata infatti l’ultima occasione di organizzare un torneo sportivo all’interno dell’anno scolastico in corso.
La filosofia e i principi di Fondazione Senza Frontiere sono il rispetto della natura e dell’ambiente che ci circonda, la formazione accessibile a tutti e la collaborazione: gli stessi principi promossi dalla nostra scuola in ogni attività pensata per gli studenti da quelle più tradizionalmente scolastiche a quelle ludiche e, appunto, sportive.
Alla fine del torneo non sono stati festeggiati nè i vincitori nè i vinti ma ttutti i ragazzi che hanno partecipato e che hanno guadagnato un altro tassello nell’importante progetto di imparare a vivere insieme condividendo e collaborando tra loro.

Doracy Junior

RIportiamo di seguito il testo originale redatto da Doracy Junior: preside dell'Istituto Iris Bulgarelli


INTERCLASSE DO ENSINO MÉDIO: FUTEBOL ALÉM DA COMPETIÇÃO, OS VALORES PREVALECEM

Ocorreu ao dia três de novembro de 2016 um torneio Interclasse no Colégio Íris Bulgarelli entre os alunos do Ensino Médio: Futebol Masculino e Futebol Feminino. A preocupação do Projeto Futebol além da competição, os Valores Prevalecem é mostrar aos alunos que o esporte é apenas a consequência, o que se trabalha nos bastidores: conviver em grupo, compartilhar momentos e situações, aprender a dividir e respeitar o limite do colega de esporte, a solidariedade e a generosidade, dentre outros. Criaram-se situações nos treinos e com dinâmicas socializadoras um passou a conhecer mais o outro colega de time, seus gostos e desejos.
Chegando o dia da competição os alunos e alunas esportistas muito empolgados, não se preocuparam tanto com o resultado, mas sim com a confraternização entre eles e elas; já que é o último torneio esportivo deste ano em exercício.
Segundo a Filosofia da ONG Italiana: FONDAZIONE SENZA FRONTIERE – ONLUS, que é preservar o meio ambiente, valorizar a educação e tornar a solidariedade mais acessível e um exercício constante entre os seres humanos. Essa escola sempre trabalha a parte pedagógica, lúdica, cultural, solidária, valorizar o meio ambiente como nosso habitat direto e indireto e, no esporte, trabalhar não somente a competição em si, mas seguir o lema de Barão de Coubertin: “O importante é competir”.
Ao final do torneio reuniu a todos os (as) alunos (as) /atletas e os presentes e houve um momento de interação e agradecimento, por ter transcorrido tudo em paz e não teve vencedores e nem vencidos, mas seres humanos que subiram mais um degrau no que se refere aprender a conviver e a compartilhar espaços, momentos e sentimentos.